face

linkedin

 

Cálculo ou Estimativa do Risco Social e Individual

Sendo o risco uma função que relaciona as freqüências de ocorrências de cenários acidentais e suas respectivas conseqüências, em termos de danos ao homem, pode-se, com base nos resultados quantitativos obtidos nas etapas anteriores do estudo, estimar o risco de um empreendimento. Assim, nos estudos de análise de riscos, cujos cenários acidentais extrapolem os limites do empreendimento e possam afetar pessoas, os riscos deverão ser estimados e apresentados nas formas de Risco Social e Risco Individual.

RISCO SOCIAL:
O risco social refere-se ao risco para um determinado número ou agrupamento de pessoas expostas aos danos decorrentes de um ou mais cenários acidentais. A apresentação do risco social deverá ser feita através da curva F-N, obtida por meio da plotagem dos dados de freqüência acumulada do evento final e seus respectivos efeitos representados em termos de número de vítimas fatais. A estimativa do risco social num estudo de análise de riscos requer as seguintes informações:
- tipo de população (residências, estabelecimentos comerciais, indústrias, áreas rurais, escolas, hospitais,
etc.);
- feitos em diferentes períodos (diurno e noturno) e respectivas condições meteorológicas, para o adequado dimensionamento do número de pessoas expostas;
- características das edificações onde as pessoas se encontram, de forma que possam ser levadas em consideração eventuais proteções.

RISCO INDIVIDUAL:
O risco individual pode ser definido como o risco para uma pessoa presente na vizinhança de um perigo, considerando a natureza do dano que pode ocorrer e o período de tempo em que este pode acontecer.  Os danos às pessoas podem ser expressos de diversas formas, embora as injúrias sejam mais difíceis de serem avaliadas, dada a indisponibilidade de dados estatísticos para serem utilizados em critérios comparativos de riscos; assim, o risco deverá ser estimado em termos de danos irreversíveis ou fatalidades. O risco individual pode ser estimado para aquele indivíduo mais exposto a um perigo, para um grupo de pessoas ou para uma média de indivíduos presentes na zona de efeito. Para um ou mais acidentes, o risco individual tem diferentes valores. Para o cálculo do risco individual num determinado ponto da vizinhança de uma planta industrial, pode-se assumir que as contribuições de todos os eventos possíveis são somados. Dessa forma, o risco individual total num determinado ponto pode ser calculado pelo somatório de todos os riscos individuais nesse ponto.

SAFETY INTEGRITY LEVEL  (SIL):
SIL é definido como um nível relativo de redução dos riscos propiciados por uma função de segurança, ou especificar um nível de meta de redução de risco. Em termos simples, a SIL é uma medida de desempenho exigido para uma função instrumentada de segurança (SIF).
Os requisitos para uma dada SIL não são consistentes entre todas as normas de segurança funcional. Dentro das normas europeias de segurança funcional, são definidas quatro SIL, sendo a SIL 4 a mais confiável e SIL 1 a menos confiável. A SIL é determinada com base em uma série de fatores quantitativos em combinação com fatores qualitativos, como processo de desenvolvimento e gestão de segurança do ciclo de vida. Nosso software para SIL é o Hazop Manager da Lihou Technical and Software Services, o qual fornece a metodologia gráfica de risco da International Electrochemical Commission (IEC)

LAYER PROTECTION ANALYSIS  (LOPA):
O método LOPA é uma ferramenta de análise de processos de perigo. O método utiliza os eventos perigosos e a gravidade dos mesmos, simulando as causas e calculando a probabilidade de dados desenvolvido durante a análise de perigos e operabilidade (HAZOP). O método LOPA permite ao usuário determinar o risco associado com os vários eventos de risco, utilizando a sua gravidade e a probabilidade dos eventos que estão sendo iniciados. Usando padrões de riscos corporativos, o usuário pode determinar a quantidade total de redução dos riscos necessários e analisar a redução de risco que pode ser alcançados a partir de várias camadas de proteção.

 

telefone

55 (21) 2232-8333

Av. Rio Branco, 134 - 19° andar

Centro - Rio de Janeiro - RJ (CEP: 20040-002)

face

linkedin

© 2011 Todos os direitos reservados.